Teoria Janelas de Johari: o que é e como aplicar na educação corporativa?

Janelas de Johari
Janelas de Johari
Janelas de Johari

A teoria das Janelas de Johari foi desenvolvida pelo psicólogo americano Joseph Luft e pelo psicólogo alemão Harrington Ingham na década de 1950, atua na melhor compreensão entre as pessoas que estão convivendo em equipe. Descubra neste artigo a Teoria Janelas de Johari: o que é e como aplicar na educação corporativa.

Vamos nessa?

Teoria Janelas de Johari: o que é?

Essa teoria descreve como as pessoas percebem a si mesmas e aos outros e como essa percepção pode ser usada para melhorar a comunicação e os relacionamentos interpessoais.

A teoria das Janelas de Johari é baseada em uma metáfora da janela, que é dividida em quatro quadrantes, representando as diferentes áreas de conhecimento sobre uma pessoa.

Teoria Janelas de Johari para educação corporativa

Na educação corporativa, podemos usa-la para identificar oportunidades de melhor entrosamento entre grupos de diferentes alunos.

Tem sido amplamente aplicada em treinamentos e dinâmicas de grupo, em situações de desenvolvimento de equipes e em processos de coaching e liderança.

Através dela, as pessoas podem se tornar mais conscientes de si mesmas e dos outros, melhorando a qualidade da comunicação e dos relacionamentos interpessoais.

Como o Janelas de Johari pode ajudar a melhorar seus resultados na educação corporativa?

A ferramenta Janelas de Johari ajuda a resolver vários problemas comuns encontrados na organização através das ações de treinamento e desenvolvimento. Alguns desses problemas incluem:

Comunicação ineficaz

A falta de comunicação eficaz entre colaboradores pode levar a conflitos e atrasos no trabalho. Com as Janelas de Johari, é possível aumentar a conscientização sobre as percepções, sentimentos e motivações dos colaboradores, melhorando a comunicação e a colaboração entre eles.

Dificuldade em dar e receber feedback

Dar e receber feedback é essencial para o desenvolvimento profissional, mas muitas vezes é difícil para os colaboradores lidar com críticas construtivas. Com as Janelas de Johari, é possível aumentar a conscientização sobre o próprio comportamento e as percepções dos outros, tornando mais fácil dar e receber feedback de forma eficaz.

Falta de confiança e transparência

A falta de confiança e transparência entre os colaboradores pode levar a um ambiente de trabalho tóxico e à perda de produtividade. Com as Janelas de Johari, é possível aumentar a conscientização sobre as motivações e opiniões dos colaboradores, ajudando a construir a confiança e a transparência dentro da equipe.

Dificuldade em lidar com conflitos

Os conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, mas podem ser difíceis de lidar se não forem tratados adequadamente. Com as Janelas de Johari, é possível aumentar a conscientização sobre as percepções e opiniões dos outros, o que pode ajudar a reduzir os conflitos e a melhorar a capacidade da equipe de resolvê-los de forma construtiva.

 

Como funciona na prática a Teoria Janelas de Johari?

A teoria das Janelas de Johari é baseada em uma metáfora da janela, que é dividida em quatro quadrantes, representando as diferentes áreas de conhecimento sobre uma pessoa:


Área aberta

Inclui as informações sobre a pessoa que são conhecidas tanto por ela quanto pelos outros, como habilidades, comportamentos, interesses e experiências compartilhadas. Nesse caso o trabalho tende a ser mais produtivo e a quantidade de conflitos, pequena.

Área cega

Inclui informações sobre a pessoa que são conhecidas pelos outros, mas que ela mesma não reconhece ou não percebe, como comportamentos que causam impacto negativo nos outros, por exemplo. Em vários casos a pessoa pode não ter consciência do seu comportamento, mas o grupo sim, o que aumenta o comprometimento deste em ajudar um dos membros com feedback eficaz e boa comunicação.

Área oculta ou escondida

Inclui informações sobre a pessoa que são conhecidas por ela mesma, mas que não são compartilhadas com os outros, como medos, inseguranças, valores pessoais e outros aspectos íntimos.

Área desconhecida

Inclui informações sobre a pessoa que não são conhecidas por ela nem pelos outros, como habilidades ou comportamentos que ainda não foram demonstrados.

De acordo com a teoria das Janelas de Johari, a comunicação e a interação interpessoal são mais eficazes quando as áreas aberta e cega são ampliadas, aumentando a consciência mútua e a compreensão entre as pessoas.

Isso pode ser alcançado por meio de feedbacks construtivos, trocas sinceras e relações de confiança.

           >>> 💡Veja também: 15 estratégias de resultados para sua Universidade Corporativa

 


Feito pela evolluo CNPJ: 13.264.9804/0001-40 | Copyright © 2024 evolluo - Todos os direitos reservados

Feito pela evolluo CNPJ: 13.264.9804/0001-40 | Copyright © 2024 evolluo - Todos os direitos reservados

Feito pela evolluo CNPJ: 13.264.9804/0001-40 | Copyright © 2024 evolluo - Todos os direitos reservados