Técnica Pomodoro: foco e produtividade nos treinamentos corporativos


As pessoas nunca foram tão interessadas em gestão de tempo como são hoje em dia. De fato, aprender a se organizar e, principalmente, a lutar contra a procrastinação é essencial para aumentar nossa produtividade e garantir que vamos dar conta de todas as nossas tarefas.

Mas, apesar da busca pela gestão do tempo ter se tornado popular nos últimos anos, não é de hoje que são criadas técnicas que favorecem a concentração e a produtividade.

Uma dessas técnicas chama-se Pomodoro, um método que propõe dividir as atividades e períodos de estudo dos treinamentos corporativos em pequenos blocos de tempo e intercalar cada um desses blocos com pausas relaxantes.

Quer saber mais sobre como funciona esse método? Então confira e aprenda a otimizar seu tempo!

O que é a técnica Pomodoro?

A Técnica Pomodoro é uma metodologia de gestão de tempo que consiste em utilizar um cronômetro para dividir o seu fluxo de trabalho em intervalos de foco intenso e de descanso. Seu principal objetivo é aumentar a produtividade e a eficiência nas atividades desempenhadas.

Em 1980, o italiano Francesco Cirillo estava enfrentando problemas para se concentrar em suas atividades acadêmicas. Um dia, na cozinha de sua casa, ele decidiu pegar um cronômetro — que tinha a forma de um tomate, por isso, “Pomodoro” — e trabalhar sem interrupções por 10 minutos.

Francesco percebeu que aquilo poderia funcionar e começou a testar o método com outros intervalos de tempo.
Depois de fazer alguns testes, ele concluiu que, para aumentar a produtividade com essa técnica, o ideal é trabalhar sem nenhum tipo de interrupção por 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos, usando um cronômetro para marcar o tempo.

Por que a técnica Pomodoro é eficaz?

Se você sente que sua produtividade não é como esperava, pode ser que esteja enfrentando diferentes problemas, como a procrastinação, a dificuldade de definir prioridades e a sensação de que está trabalhando muito e obtendo pouco resultado.

O método Pomodoro é eficaz porque te ajuda a lidar com todos esses obstáculos. A procrastinação perde a força, já que você fica consciente de que tem uma pausa te aguardando dentro de poucos minutos.

Você também passa a definir melhor suas prioridades quando começa a aplicar a técnica no seu dia a dia, pois será possível perceber em quais atividades você leva mais ou menos tempo.

O fato de você trabalhar sem interrupções melhora sua concentração e desempenho. As pausas relaxam a mente e não deixa que você fique sobrecarregado. Sua produtividade aumenta automaticamente, assim como a qualidade do seu trabalho.


Como funciona o Método Pomodoro para educação corporativa?

O Método Pomodoro resume-se a trabalhar por blocos de tempo na aprendizagem, que recebem o nome de pomodoro e têm duração de 25 minutos cada bloco.

Ao final de cada pomodoro, deve-se descansar por 5 minutos e, ao completar um ciclo de 4 blocos, o descanso deve ser maior: entre 15 e 30 minutos.

Essa tática de gestão de tempo pode ser bem eficaz na educação corporativa, desde que o colaborador se comprometa com a fase da concentração! Por isso, recomende a ele desligue a TV, ficar longe do celular e só ouvir música se ela não causar interrupções.

 

Como aplicar a Técnica Pomodoro na prática?

 

Como você já pôde perceber, essa estratégia é bem simples de se colocar em prática e você pode começar agora mesmo, de onde estiver.

Mas, para te ajudar, nós elaboramos um passo a passo que você pode seguir e recomendar aos colaboradores durante os treinamentos corporativos até irem se familiarizando com todo o procedimento. Veja o que você pode recomendar a eles:

Passo 1: fazer uma lista com as aulas e atividades

Comece seu dia listando todas as aulas e atividades relacionadas. Lembre-se de colocar apenas o que será concluído naquele dia.

Esse já é o primeiro passo para começar a otimizar o tempo, pois não haverá espaço para ficar pensando em tarefas que não podem ser realizadas naquele momento.

Mesmo que o colaborador tenha muitas coisas para fazer, a ideia é melhorar seu desempenho e não se sobrecarregar.

Passo 2: Escolher as tarefas com maior prioridade

Desenvolver novas habilidades é um desafio no dia a dia. Depois de preparar a lista , é hora de escolher o que é mais importante e eliminar as tarefas que precisam de menor atenção.

Provavelmente suas prioridades levarão mais tempo para serem finalizadas, mas você levará muito menos tempo para concluir as outras.

Passo 3: Cronometre 25 minutos e comece a trabalhar

Marque 25 minutos no cronômetro e dê início aos estudos. Lembre-se que não é possível interromper seu raciocínio por praticamente nenhum motivo.

Se preferir, defina uma meta. Estabeleça em quantos pomodoros você deverá terminar etapa dos estudos. Por exemplo: finalizar a redação e a revisão de um texto em 1 hora e 15 minutos ou 3 pomodoros.

Passo 4: Faça uma pausa relaxante

Ao terminar os 25 minutos você tem 5 minutos para relaxar. A escolha da atividade fica por sua conta, mas é recomendado que você procure por coisas que acalmem sua mente. Algumas dicas são: meditação, alongamento, uma xícara de café ou até mesmo um carinho na barriguinha do seu pet.

Caso você termine a tarefa em menos de 25 minutos, não interrompa o tempo ou aumente o descanso. Dedique-se a revisar seu trabalho ou fazer os ajustes finais.

Passo 5: Descanse por mais tempo em 4 pomodoros

Atingiu os 4 pomodoros? Então é hora de fazer uma pausa maior. O ideal é que você descanse entre 15 e 30 minutos e depois retorne às atividades.

Lembre-se de anotar quanto tempo levou em cada tarefa, assim fica mais fácil administrar seu tempo no futuro e definir as pausas maiores.

Você já entendeu que ser produtivo não é apenas fazer mais coisas em menos tempo, certo? E sim fazê-las de uma forma que realmente trarão resultados e retornos positivos. Pensando nisso, montamos e disponibilizamos gratuitamente o Quadro de Produtividade. Com ele, você vai descobrir as atividades que valem seu tempo de verdade e poderá focar apenas nos projetos mais promissores!

Existe alguma ferramenta para ajudar?

Tomato Timer é uma ferramenta básica que conta 25 minutos a partir do momento que você aperta o botão “start”. Também é possível parar a contagem no botão “stop” e reiniciar a contagem em “reset”.

O site Pomodoro Tracker é bem parecido com o Tomato Timer, mas conta com ferramentas mais completas. Além de iniciar e pausar a contagem, você ainda pode criar sua lista de atividades, definir as prioridades e ainda visualizar quantos pomodoros você já finalizou.

Na mesma linha, o site Pomodoro Timers é ainda mais simples, conta apenas com o botão “start”, mas cronometra também as pausas de forma automática, ou seja, você não precisa ficar olhando a hora. Ao final de cada tempo, o site emite uma campainha.

Ainda é possível personalizar a ferramenta e mudar o tempo de cada atividade, como aumentar ou diminuir o tempo da fase de concentração ou das pausas.

A técnica Pomodoro é realmente simples, prática e funcional, mas não é universal. Lembre-se que cada pessoa se adapta de uma forma, então não deixe de fazer suas adaptações.

A ideia é melhorar seu desempenho, por isso, observe o tempo que funciona melhor com você e tire o melhor proveito desse método.

Feito pela evolluo CNPJ: 13.264.9804/0001-40 | Copyright © 2024 evolluo - Todos os direitos reservados

Feito pela evolluo CNPJ: 13.264.9804/0001-40 | Copyright © 2024 evolluo - Todos os direitos reservados

Feito pela evolluo CNPJ: 13.264.9804/0001-40 | Copyright © 2024 evolluo - Todos os direitos reservados