Como usar a ferramenta 70-20-10 na educação corporativa?

Como usar a ferramenta 70-20-10 na educação corporativa?
Como usar a ferramenta 70-20-10 na educação corporativa?
Como usar a ferramenta 70-20-10 na educação corporativa?

Como usar a ferramenta 70-20-10 na educação corporativa e turbinar seus treinamentos?

A 70.20.10 é mais do que uma ferramenta: é uma metodologia de desenvolvimento de pessoas que tem se tornado cada vez mais popular no contexto de Treinamento e Desenvolvimento (T&D).

Ela se baseia na ideia de que a maior parte do aprendizado ocorre por experiências práticas e interações sociais.

Sendo assim, ela prega que 70% do aprendizado é adquirido por meio de experiências de trabalho. Outros 20% vêm de interações sociais e apenas 10% é proveniente de treinamentos formais.

Ao utilizar a ferramenta 70-20-10, as organizações podem se adaptar às necessidades e estilos de aprendizado únicos de seus colaboradores, o que pode maximizar o impacto dos investimentos em T&D.

Saiba mais sobre essa ferramenta conferindo o conteúdo!

O que é a ferramenta 70-20-10?

O uso da metodologia 70-20-10 permite às empresas alcançar seus objetivos de desenvolvimento de pessoas de forma mais eficaz, concentrando seus esforços nas áreas mais impactantes para a rotina de trabalho.

Além disso, ela oferece uma abordagem mais integrada e natural de aprendizado, o que aumenta a motivação e o engajamento dos colaboradores.

Como surgiu a metodologia 70-20-10?

A ferramenta surgiu a partir da pesquisa do Dr. David McCallum. Ele estudou o desenvolvimento de líderes em organizações e descobriu que a maioria deles havia adquirido suas habilidades através de sua experiência prática, interação com outros e formação formal — e não apenas por meio de suas formações formais.

Por que a ferramenta 70-20-10 tem sido utilizado nas empresas?

A ampla adoção do método nas empresas é explicado por sua abordagem eficaz e inovadora. Isso porque ele permite às companhias maximizar o impacto dos investimentos em treinamento e desenvolvimento, além de oferecer aos colaboradores uma abordagem mais natural e integrada de aprendizado.

Além disso, o método 70-20-10 permite que as organizações se adaptem às necessidades e estilos de aprendizado únicos de seus colaboradores.

Como funciona a 70-20-10 para a educação corporativa, na prática?

 

A metodologia 70-20-10 oferece aos times internos de uma empresa a oportunidade de adquirir habilidades através da experiência prática, da interação com outros e da formação formal. Entenda:

  • 70% do aprendizado vem da experiência prática, onde o colaborador “aprende fazendo”, cometendo erros e corrigindo-os;

  • 20% vem dos relacionamentos interpessoais, onde o indivíduo aprende por meio de conversas, networking, trabalho em equipe e feedbacks de colegas e superiores;

  • por fim, 10% vem da formação formal, onde a pessoa aprende com a ajuda de treinamentos, cursos, palestras, workshops, entre outros.


Como o 70-20-10 funciona para a área de T&D?

A ideia é que os profissionais de T&D utilizem o modelo 70-20-10 para desenvolver treinamentos mais efetivos. Contudo, isso não significa que é viável criar ações genéricas seguindo apenas a estratégia 70-20-10.

É preciso incluir as especificidades de cada colaborador durante as etapas. Isso exige realizar um mapeamento de competências e aproximar as ações do projeto ao que for documentado. Também  importante lembrar que a implementação deve ser feita de forma gradual.

Feito isso, é hora de colocar a mão na massa!

Por exemplo, na etapa de aprender por experiência prática, o projeto pode enfatizar a realização de atividades de gamificação ou da construção projetos. Já no momento das conversas com colegas, o projeto pode incluir sessões de grupo ou mentoria.

 


Passos para traçar objetivos na hora de usar a ferramenta 70-20-10 na educação corporativa:

A implementação da ferramenta pode ser dividida em seguintes passos:

Identifique o perfil de aprendizado dos colaboradores

Para implementar a metodologia de forma eficaz, é importante entender como os colaboradores aprendem. Isso inclui identificar suas preferências de aprendizado e habilidades.

Desenvolva uma estratégia de aprendizado

Após obter uma compreensão mais clara de como os colaboradores aprendem, é hora de desenvolver uma estratégia de aprendizado. É importante ter em mente que a estratégia deve incluir a combinação dos elementos 70-20-10.

Formule as ações

A partir da estratégia de aprendizado, é hora de desenvolver programas alinhados aos objetivos dos negócio e aos perfis de cada um dos membros do time. Quanto mais personalizado, melhor!

Ofereça oportunidades de aprendizado de diversas fontes

Além de programas formais, é importante oferecer aos colaboradores oportunidades de aprendizado de diversas fontes, incluindo:

  • atividades práticas (preferencialmente, separados por área);

  • mentorias;

  • eventos abertos;

  • team buildings e mais.

Monitore e avalie os retornos

Por fim, é importante monitorar e avaliar o progresso das ações propostas, para garantir que os programas estejam efetivamente atingindo seus objetivos. Esses são os passos básicos para implementar a ferramenta 70-20-10 no caso de profissionais da educação corporativa.

 

💡Aproveite para ler: Como a ferramenta GTD pode te ajudar a melhorar os resultados dos treinamentos?

 

Como usar a ferramenta 70-20-10 na educação corporativa?

Entenda quais vantagens é possível obter aplicando a metodologia nos projetos de Treinamento e Desenvolvimento do seu negócio!

Flexibilidade

O modelo permite aos envolvidos nas ações escolher as formas que melhor se adéquam ao estilo de aprendizado individual de cada colaborador. Assim, personaliza-se cada etapa do 70-20-10 às necessidades da equipe.

Identificação de lideranças

Ao se envolver nas atividades propostas, os colaboradores podem desenvolver habilidades de liderança valiosas com maior rapidez, o que ajuda na detecção de perfis que poderiam passar um tempo maior “escondidos”.

Enriquecimento para além do profissional

O modelo 70-20-10 permite aos membros dos times experimentar novas habilidades e, até mesmo, áreas, o que pode levar a oportunidades não só na vida profissional, mas também no pessoal.

Aprendizado contínuo e por meio de experiências

O modelo incentiva o aprendizado contínuo, ao invés de ser limitado a treinamentos pontuais. Além disso, ao se concentrar em atividades práticas, os participantes podem aprender a partir de suas próprias experiências, o que aumenta a retenção do conhecimento.

Maior engajamento

Caso a parte prática seja aplicada de modo divertido, como por meio de recursos de gamificação, é possível enfatizar o envolvimento dos colaboradores em suas próprias jornadas de aprendizado, aumentando o engajamento e motivação.

Desenvolvimento de networking

Ao se envolver em atividades de mentoria e coaching, os colaboradores têm a oportunidade de enriquecer suas redes profissionais junto a outras pessoas.

 

Defina objetivos com a ajuda da ferramenta 70-20-10 e da Evolluo

A Evolluo é uma plataforma de ensino inteligente  que se encaixa perfeitamente na filosofia do método.

A combinação da ferramenta 70-20-10 com a Evolluo pode resultar em um ambiente capaz de maximizar o impacto dos investimentos em treinamento e desenvolvimento.

A Evolluo é uma plataforma de educação corporativa da aprendeai.com que aumenta a eficiência da gestão dos treinamentos na empresa reduzindo as tarefas manuais do dia a dia da equipe de treinamentos. Além disso, auxilia na tomada de decisões com gráficos que acompanham a performance da equipe em tempo real, além de reunir em um só lugar cursos e conteúdos multiformatos prontos com os melhores experts.

Tudo para proporcionar aos colaboradores e a empresa uma experiência de aprendizagem completa.


Feito pela evolluo CNPJ: 13.264.9804/0001-40 | Copyright © 2024 evolluo - Todos os direitos reservados

Feito pela evolluo CNPJ: 13.264.9804/0001-40 | Copyright © 2024 evolluo - Todos os direitos reservados

Feito pela evolluo CNPJ: 13.264.9804/0001-40 | Copyright © 2024 evolluo - Todos os direitos reservados