Como fazer um mapeamento de competências para alavancar seus treinamentos corporativos?

Você sabia que fazer um mapeamento de competências pode alavancar seus treinamentos gerando mais resultados?

Muitas vezes são obtidos resultados insatisfatórios em educação corporativa e em ações de T&D porque o mapeamento de competências não foi realizado no início do projeto.

Descubra a seguir o que é o mapeamento de competências, os benefícios e como realizar um mapeamento de competências que gera resultados.

Mas o que é isso?

Basicamente, esse mapeamento trata-se de uma ferramenta fundamental para qualquer projeto, planejamento ou plano educativo — especialmente EAD. Isso porque ele permite identificar as habilidades e conhecimentos já existentes na empresa, bem como as necessidades de desenvolvimento.

Ao usá-lo corretamente, é possível entender quem são os colaboradores em destaque, quais são seus conhecimentos e como eles podem ser utilizados para atingir os objetivos da organização.

Quer saber como realizar essa etapa crucial que antecede qualquer projeto de T&D? Acompanhe o conteúdo!

O que é o mapeamento de competências?

O mapeamento de competências, ou de aptidões, é o processo de identificar, avaliar e desenvolver as habilidades e conhecimentos dos colaboradores de uma organização. Ele é realizado com o objetivo de entender como cada habilidade individual pode contribuir para os objetivos da companhia.

Sendo assim, não é difícil identificar o porquê dele ser uma ferramenta fundamental para a gestão de pessoas e para a educação corporativa, certo?


Quais são os tipos de competências e por que conhecê-las?

Quando se trata de educação corporativa EAD, é importante conhecer as aptidões dos colaboradores e identificar as áreas em que eles precisam melhorar.

Isso permite que as estratégias de treinamento posteriores ao mapeamento sejam direcionadas para ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para impulsionar o crescimento do negócio.

Além disso, ele também pode ajudar a identificar líderes emergentes e desenvolver planos de sucessão. Já pensou nisso? Não se preocupe, vamos falar sobre o assunto mais adiante.

Porém, antes de aprofundar o assunto em mapeamento, que tal relembrar quais os tipos de competências existentes?

Técnicas

Essas são as habilidades específicas e práticas necessárias para realizar uma tarefa ou atividade. Por exemplo, um programador precisa ter um saber técnico em linguagens de programação, certo? Enquanto isso, um médico-cirurgião precisa ter aptidões práticas em anatomia humana.

Comportamentais

Já essas são as skills relacionadas ao comportamento e à personalidade de uma pessoa. Por exemplo, liderança, comunicação e trabalho em equipe são consideradas competências comportamentais.

Gerenciais

Pense nas habilidades necessárias para gerenciar e liderar equipes. Então, entenderá do que se tratam essas competências. Por exemplo, tomada de decisão, planejamento e gestão de recursos humanos são fundamentais para um gerente, correto? Portanto, são consideradas aptidões gerenciais.

Estratégicas

Por fim, essas são as habilidades necessárias para planejar e implementar estratégias de negócios. Por exemplo, análise de mercado, pensamento estratégico e inteligência empresarial são competências estratégicas.

Híbridas

Além das citadas, há também a chamada aptidão híbrida. Essa é aquela que combina diferentes tipos de competências (duas ou mais).

Quando um colaborador é identificado com esse tipo de habilidade “múltipla”, ele é visto como valioso, especialmente em um mundo cada vez mais complexo e exigente.

É também por isso que as equipes de T&D precisam investir em treinamentos EAD que tornem seus times cada vez mais competentes de forma híbrida. Afinal, é isso que faz com que saiam na frente da concorrência.


Como realizar o mapeamento de competências?

O processo de identificar e avaliar as habilidades e conhecimentos dos colaboradores, bem como eles se relacionam com as necessidades da organização, pode ser complexo.

Contudo, existem recursos e métodos disponíveis que podem auxiliar na tarefa. Um deles é a busca pela participação e cooperação das próprias equipes, para que o mapeamento seja preciso e útil.

É também muito importante ter em mente que essa tarefa deve ser contínua, e não uma ação única. Isso significa em estar sempre de olho nas alterações e evoluções nas necessidades da organização e nas habilidades dos colaboradores.

Com tudo isso em mente, para realizar o mapeamento de aptidões, é preciso seguir alguns passos. Trouxemos os principais a seguir. Confira!

Defina as competências-chave

Comece identificando as habilidades e conhecimentos que são fundamentais para o sucesso da organização. Em seguida, mapeie as aptidões existentes. Faça uma análise e foque aquelas que os times já possuem, bem como as que precisam ser desenvolvidas. Cruzando os dados, o mapeamento começará a sair do papel.

Comece a vislumbrar oportunidades de T&D

Com base nas competências-chave que precisam ser reforçadas no futuro e nas existentes, comece a listar as áreas onde é necessário investir em treinamento e desenvolvimento. Então, use suas habilidades para começar a entender o que pode ser feito em relação a isso com os recursos disponíveis hoje.

Desenvolva um plano de ação

Recrute as lideranças e apresente as propostas desenvolvidas no passo anterior. Lembre-se de ter consigo os recursos certos para convencê-los mais facilmente a investir nas ações — comprovando o ROI dos passos futuros, por exemplo.

A Evolluo pode ser uma ferramenta valiosa para isso. Afinal, ela fornece relatórios de performance e gráficos inteligentes que acompanham, em tempo real, a evolução da aprendizagem de cada colaborador.

Acompanhe e avalie

Por fim, após uma eventual implementação, é fundamental acompanhar e avaliar os resultados obtidos com o plano de ação. Dessa maneira, é possível fazer ajustes e garantir que as competências-chave estejam sendo desenvolvidas de forma adequada.

 

>> 💡Aproveite para ler: 15 estratégias de resultados para universidade corporativa

 

Quais os benefícios do mapeamento de competências?

Além de  identificar as habilidades e conhecimentos que os colaboradores precisam desenvolver para atingir os objetivos da empresa, mapear aptidões pode mudar o jogo na hora de executar ações de T&D. Confira!

Identificação de líderes e futuros líderes

O mapeamento de competências pode ser usado para identificar colaboradores com habilidades e conhecimentos excepcionais. Ou seja, potenciais líderes no futuro da companhia.

Isso permite um investimento direcionado em capacitação e desenvolvimento de talentos para garantir a sucessão e a continuidade da estratégia do crescimento do negócio.

Melhoria da eficácia da capacitação EAD

Ao saber quais são as competências que precisam ser desenvolvidas, é possível selecionar e personalizar o conteúdo EAD de forma a maximizar seu impacto.

Isso garante que os colaboradores recebam o treinamento nas áreas que realmente precisam, aumentando a eficácia da ação e ajudando no crescimento de médio e longo prazo da organização.

Facilidade de medir o impacto das ações

O mapeamento de competências também permite medir o impacto dos projetos. Isso porque fica mais fácil comparar as aptidões dos colaboradores antes e depois do treinamento.

Dessa forma, também fica mais simples avaliar se as metas por trás do projeto foram alcançadas e, caso contrário, adaptar as estratégias para garantir retornos melhores.

 

Acelere seus resultados com a Evolluo

A Evolluo é uma plataforma de educação corporativa da aprendeai.com que aumenta a eficiência da gestão dos treinamentos na empresa reduzindo as tarefas manuais do dia a dia da equipe de treinamentos.

Além disso, auxilia na tomada de decisões com gráficos que acompanham a performance da equipe em tempo real, além de reunir em um só lugar cursos e conteúdos multiformatos prontos com os melhores experts.

Como você viu, o mapeamento de aptidões é valioso para treinamentos corporativos. Mas além de usar a Evolluo para convencer as lideranças a adotar esse tipo de mapeamento, ela pode ir além!


 

Feito pela evolluo CNPJ: 13.264.9804/0001-40 | Copyright © 2024 evolluo - Todos os direitos reservados

Feito pela evolluo CNPJ: 13.264.9804/0001-40 | Copyright © 2024 evolluo - Todos os direitos reservados

Feito pela evolluo CNPJ: 13.264.9804/0001-40 | Copyright © 2024 evolluo - Todos os direitos reservados