Como criar programas de treinamento eficazes e personalizados com o Canvas para T&D?

Canvas Educação Corporativa
Canvas Educação Corporativa
Canvas Educação Corporativa

Como criar programas de treinamento eficazes e personalizados com o Canvas? Canvas é uma metodologia que possibilita criar uma visão completa e integrada do todo antes de criar qualquer tipo de treinamento.

Para isso, ela considera objetivos, público-alvo, conteúdo, metodologia, avaliação, recursos, equipe, cronograma e orçamento para isso. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o conteúdo!

Canvas para treinamentos: o que é e como usar?

O Learning Experience Canvas é uma ferramenta criada para projetar experiências de aprendizagem eficazes. Ela foi desenvolvida para ajudar profissionais a pensar estrategicamente sobre como planejar e executar ações.

Em T&D, ela é extremamente útil na hora de organizar programas de desenvolvimento EAD. Isso porque ela possui uma abordagem visual e intuitiva.

Assim, permite que a equipe organize e sistematize as informações a serem aplicadas nos treinamentos, especialmente à distância, tornando o planejamento e a execução mais simples e eficientes.

O recurso é composto por nove blocos que representam os principais elementos de uma experiência de aprendizagem:

  • objetivo;

  • público-alvo;

  • conteúdo;

  • metodologia;

  • avaliação;

  • recursos;

  • equipe;

  • cronograma;

  • orçamento.


Como surgiu e qual o objetivo do Canvas?

O Canvas foi desenvolvido pelo empreendedor Alex Osterwalder, que o apresentou pela primeira vez em seu livro "Business Model Generation", de 2010. Seu objetivo geral é fornecer uma maneira visual e simples de desenhar e testar modelos de negócios.

Hoje, ele ajuda os envolvidos em ações diversas a entender componentes-chave de projetos e como eles se relacionam. Já para profissionais de T&D, eles são a base para uma visão geral sobre todos os aspectos dos treinamento em vista.

Além disso, ajudam a identificar possíveis problemas ou oportunidades antes mesmo de começar.

Canvas para treinamentos: o que é e como usar na prática
7 passos do Canvas para Treinamentos

Além do Canvas tradicional, você sabia que existe também um específico para T&D? Trata-se de uma variação do Canvas original, adaptado para aplicação em treinamentos e desenvolvimento de pessoas.

Ele foi desenvolvido por professores e especialistas em educação. Com sua ajuda, é possível planejar e desenhar experiências de aprendizagem eficazes e alinhadas com os objetivos estratégicos da organização. Consequentemente, garante-se que o treinamento gere resultados duradouros.

Sabendo tudo sobre o LX Canvas — inclusive o específico para T&D —, que tal aprender a usá-lo para melhorar suas ações? Confira um passo a passo!

Defina o objetivo e o público-alvo

O primeiro passo é entender qual é o objetivo do treinamento. Observe as metas e sonhos de curto, médio e longo prazo da empresa e as necessidades específicas de grupos de colaboradores. Em seguida, selecione o público-alvo e comece a projetar ideais de ações para atendê-lo.

Escolha o conteúdo e defina a metodologia

Com base no objetivo e no público, é hora de escolher o conteúdo que será abordado no treinamento. Avalie também a melhor forma de apresentar esse conteúdo, considerando as necessidades individuais e em “clusters” de cada um.

Realize uma avaliação minuciosa

Tanto antes quanto depois do treinamento, a  avaliação é uma etapa crucial para garantir que o treinamento seja criado do modo ideal e atinja bons resultados. Isto é, que os participantes adquiram os conhecimentos e habilidades desejados.

É importante estabelecer formas de avaliar o desempenho dos participantes em todas as etapas da ação, para medir sua eficácia de forma sólida e apresentar os resultados às lideranças.

Algumas formas comuns de realizar a avaliação incluem:

  • mapeamento de competências;

  • testes de conhecimento;

  • questionários de satisfação;

  • feedback direto dos participantes;

  • e avaliação de desempenho.

 


 

Avalie recursos e orçamento  com o Canvas para Treinamentos

O Canvas ajuda você a saber se você tem tudo o que precisa em mãos para dar sequência ao treinamento. Para isso, estimula que você realize uma curadoria minuciosa dos recursos e do orçamento.

Os recursos incluem todos os materiais e equipamentos necessários para realizar o projeto. Já o orçamento é inclui todos os custos relacionados à ação, incluindo:

  • honorários de possíveis palestrantes;

  • custos de suas viagem;

  • despesas com materiais e equipamentos, entre outros.

É importante garantir que o orçamento seja realista e que seja seguido de forma rigorosa. Além disso, é essencial prever contingências e se preparar para possíveis imprevistos.

Alinhe a equipe

A equipe é outro elemento importante para garantir o sucesso do treinamento ead. Ela inclui todos os responsáveis pela organização e execução do evento e pela parte de avaliação. É importante garantir que o time tenha as habilidades e experiência necessárias para realizar o projeto de forma eficaz.

Por isso, é importante acionar a liderança e comprovar que o treinamento é realmente relevante, usando dados como ROI e projeções.

Formule um cronograma

Preferencialmente, assim que tiver as primeiras definições sobre o treinamento em mãos, monte um cronograma. Ele será uma ferramenta importante para garantir que o projeto seja realizado dentro do prazo estabelecido.

Para formulá-lo, inclua a data e hora de início e término de cada ação, bem como as datas de quaisquer atividades relacionadas, como reuniões de planejamento e avaliações. É importante garantir que o cronograma seja realista e que seja seguido de forma rigorosa.


>>> 💡
Aproveite para ler: Como as OKR´s podem te ajudar a alcançar suas metas na educação corporativa?

 

4 benefícios de usar o Canvas para Treinamentos

Após saber quais são os passos para planejar seu treinamento com a ajuda do Canvas, confira algumas vantagens desse uso!

Foco no aprendizado

O Canvas Learning Experience foi criado especificamente para projetar experiências de aprendizagem, o que significa que ele coloca o colaborador no centro do processo de planejamento. Isso ajuda a garantir que todas as decisões sejam baseadas na pergunta: "Como isso vai ajudar o time a aprender?".

Abordagem holística

O recurso leva em consideração todos os aspectos da aprendizagem, desde o conteúdo até a metodologia, passando pelo ambiente e pelo suporte. Para quem deseja montar boas ações de T&D e, até mesmo, uma universidade corporativa no futuro, isso é essencial.

Baseado em evidências

A metodologia desenvolvida com base em pesquisas e estudos de qualidade. Assim, é uma ferramenta baseada em evidências. Isso ajuda a garantir que as experiências projetadas sejam baseadas em princípios comprovados cientificamente e que trazem resultados reais.

Melhora da colaboração

Por ser projetado para ser usado em equipe, o Canvas promove a colaboração e o diálogo entre os membros da equipe de T&D. Isso ajuda a garantir que todos os pontos de vista sejam considerados.

Não é difícil perceber que o Canvas é uma ferramenta flexível, que pode ser adaptada para atender às necessidades específicas de cada tipo de treinamento em T&D, certo? Isso significa que pode ser usado para projetar experiências de aprendizagem que abordam qualquer necessidade.

 

Gostou de conhecer do Canvas para Treinamentos?

Alinhar essa metodologia com a ferramenta Evolluo — que oferece cursos de formação personalizáveis, com recomendações de habilidades baseadas em inteligência artificial e ferramentas para gerenciar e medir o impacto da área — permite maximizar os benefícios dos treinamentos.

Por isso, após montar suas ações com base em Canvas, ofereça acesso a cursos on-demand que estimulam uma aprendizagem autônoma em seus treinamentos.

E se você está procurando uma plataforma para implementar a metodologia SMART em sua universidade corporativa, a Evolluo pode ajudar.

A Evolluo é uma plataforma de educação corporativa da aprendeai.com que aumenta a eficiência da gestão dos treinamentos na empresa reduzindo as tarefas manuais do dia a dia da equipe de treinamentos.

Além disso, auxilia na tomada de decisões com gráficos que acompanham a performance da equipe em tempo real, além de reunir em um só lugar cursos e conteúdos multiformatos prontos com os melhores experts.


 

Feito pela evolluo CNPJ: 13.264.9804/0001-40 | Copyright © 2024 evolluo - Todos os direitos reservados

Feito pela evolluo CNPJ: 13.264.9804/0001-40 | Copyright © 2024 evolluo - Todos os direitos reservados

Feito pela evolluo CNPJ: 13.264.9804/0001-40 | Copyright © 2024 evolluo - Todos os direitos reservados