Ciclo EAD para criar conteúdos relevantes

Ciclo EAD para criar conteúdos relevantes
Ciclo EAD para criar conteúdos relevantes
Ciclo EAD para criar conteúdos relevantes

Conheça o Ciclo EAD para criar conteúdos relevantes com 7 passos que podem tornar mais fácil criar projetos EAD que geram resultados reais.

Acompanhe!

 

Ciclo EAD para criar conteúdos relevantes


 

1. Analise os gaps da equipe

O primeiro passo para criar um conteúdo relevante é mapear e entender quais são os gaps de conhecimento da organização. O ideal é avaliar os talentos da forma mais individual possível. Caso não seja viável, a análise deve ser feita em grupos.

Isso ajudará a selecionar as skills mais importantes a serem desenvolvidas e as listar em ordem de prioridade. Caso elas sirvam ao propósito de um treinamento em massa, podem ser o guia para o curso EAD. Caso contrário, podem direcionar a criação de conteúdos para segmentos específicos da organização.

2. Defina um formato que retenha o público

O formato EAD é, necessariamente, online. Porém, isso não significa que seja obrigatório separar os tópicos em slides e apresentá-los para os times. Existem dezenas de metodologias disponíveis — e é preciso escolher a que melhor se adéqua ao perfil dos colaboradores.

Não esqueça de contar com a gamificação durante os treinamentos. Essa técnica utiliza a dinâmica dos jogos para incentivar uma aprendizagem atraente e divertida e tem gerado excelentes resultados para as organizações.

3. Use as ferramentas certas

Por onde o curso será ministrado? Sem muito aprofundamento, é possível acreditar que qualquer ferramenta de transmissão em massa — como o Zoom ou o Google Meet — seja suficiente.

Contudo, é preciso ter os recursos certos em mãos para deixar o aprendizado ainda mais interessante e dinâmico. Por isso, a recomendação é contar com ferramentas especializadas em treinamentos online.

Elas permitem criar trilhas personalizadas rapidamente e conceder a autonomia que os talentos precisam para encaixar o curso nos horários que melhor funcionam para eles, dentro da rotina corrida.

 


4. Teste a experiência do usuário

Antes de divulgar o treinamento, é importante testá-lo. Esse passo ajudará a conhecer a experiência que o colaborador terá durante o treinamento EAD e a se preparar melhor para os feedbacks que virão.

Além disso, o teste ajuda a modificar qualquer erro ou falha de continuidade que possa reduzir o engajamento no projeto. Afinal, a ideia é as taxas de retenção sejam altas e que todos finalizem o treinamento.

5. Mensurar os resultados

Só é possível conhecer o sucesso do seu conteúdo EAD se ele for monitorado. É preciso saber quantas pessoas iniciaram o treinamento, quantas desistiram na metade, quantas o finalizaram…

Ou seja, é preciso analisar dados. Quanto maior a quantidade de colaboradores na empresa, maior o volume de informações a serem avaliados. Por isso, ter uma ferramenta que gere relatórios ao lado é uma excelente ideia.

Ela trará respostas confiáveis sobre a adesão ao treinamento. Consequentemente, gerarão melhorias para os próximos e ainda estimularão o financeiro a destinar verba para futuras ideias.

6. Feedbacks dos talentos

Os dados são os melhores aliados na hora de entender como foi a experiência com o conteúdo EAD. Porém, o que realmente trará insights completos sobre o tema são os feedbacks. Sendo assim, é preciso perguntar aos colaboradores o que acharam do projeto.

Nesse momento, a melhor forma de garantir respostas sinceras é preservando o anonimato dos talentos. Realize uma pesquisa e não peça que se identifiquem. Então, solicite uma nota (que pode ser de 0 a 10) e deixe um espaço para respostas abertas.

7. Lifelong learning

Um conteúdo EAD que gera resultados é aquele que estimula os colaboradores a continuarem a aprender mesmo após o seu fim.

Para ter resultados positivos em qualquer empresa, os colaboradores precisam desenvolver suas skills continuamente, adequando-as a cada novo nível que atingirem.

Por isso, o melhor treinamento é aquele que incentiva o lifelong learning. Isto é, a educação contínua.

>>> 💡Aproveite para ler: Como criar uma fábrica de conteúdos para sua universidade corporativa?

 

Como acessar os melhores conteúdos prontos para desenvolver sua equipe?

A Evolluo é uma plataforma de ensino inteligente e upskilling da aprendeai.com que aumenta a eficiência da gestão dos treinamentos na empresa reduzindo as tarefas manuais do dia a dia da equipe de treinamentos, auxilia na tomada de decisões com gráficos que acompanham a performance da equipe em tempo real, além de reunir em um so lugar cursos e conteúdos multiformatos prontos com os melhores experts.

Tudo para proporcionar aos colaboradores e a empresa uma experiência de aprendizagem completa.


 

Feito pela evolluo CNPJ: 13.264.9804/0001-40 | Copyright © 2024 evolluo - Todos os direitos reservados

Feito pela evolluo CNPJ: 13.264.9804/0001-40 | Copyright © 2024 evolluo - Todos os direitos reservados

Feito pela evolluo CNPJ: 13.264.9804/0001-40 | Copyright © 2024 evolluo - Todos os direitos reservados