3 maneiras de aplicar a Inteligência Artificial no RH

Inteligência Artificial no RH
Inteligência Artificial no RH
Inteligência Artificial no RH

A inteligência artificial (IA) está contribuindo cada vez mais para aumentar  a produtividade no dia a dia do RH, inclusive também na hora de criar treinamentos na empresa. Vamos descobrir 3 maneiras de aplicar a Inteligência Artificial no RH na hora de desenvolver pessoas de forma escalável, inteligente, ágil e personalizadas. Vamos nessa?

Segundo um estudo da Conference Board, 63% dos entrevistados do RH disseram que as ferramentas generativas de IA tiveram um impacto positivo na produtividade no dia a dia, inclusive na hora de criar experiências de aprendizagem na empresa que possam envolver, engajar e impactar positivamente o desenvolvimento do colaborador e o impacto nos resultados do negócio.

 

3 maneiras de aplicar a Inteligência Artificial no RH

 

Então, como os profissionais de treinamento e desenvolvimento podem adotar a IA para impactar positivamente a aprendizagem corporativa? Aqui estão três dicas a serem consideradas, segundo os especialistas do estudo.

1. Recomendação de conteúdos para acelerar o aprendizado

 

Estudos recentes mostram que os colaboradores estão cada vez mais ansiosos para desenvolver novas habilidades. 83% dos entrevistados do estudo afirmaram que melhorar as suas competências é uma prioridade máxima. E quanto mais simples a empresa conseguir contribuir com este processo, melhor.

Com a ajuda da IA, os sistemas de gerenciamento de aprendizagem podem oferecer melhor capacidade de pesquisa, recomendando conteúdos aos alunos com base em pesquisas anteriores e no progresso de cursos anteriores. Além disso, depois de fazer um curso, o aluno pode pesquisar termos chave ou resumos sem precisar fazer o curso novamente.

 

2. Produção inteligente de conteúdos para economizar tempo

 

Sem IA, o desenvolvimento de programas de aprendizagem corporativa pode ser um processo mais demorado, mais trabalhoso. Em 2021, a Associação para o Desenvolvimento de Talentos descobriu que a criação de conteúdo para aprendizagem online pode levar até 155 horas.

Com a ajuda da IA, os LMSs podem oferecer melhor capacidade de pesquisa, recomendando conteúdo aos alunos com base em pesquisas anteriores.

Em vez de desenvolver cada parte de um módulo ou curso inteiro, podemos usar IA generativa para criar uma seção ou uma microlição, criar uma avaliação de um curso ou resumir um longo documento em uma lista com tópicos mais importantes.

Isso inclusive deixa ao designer instrucional muito mais tempo para se dedicar a tarefas mais estratégicas, enquanto a IA faz o trabalho mão na massa.

 

3. Recursos para aumentar o envolvimento do colaborador

 

De acordo com um estudo da Brightwave, 77% dos profissionais de T&D concordam que a aprendizagem personalizada é vital para engajar os colaboradores. A IA pode ajudar a criar programas de treinamento mais personalizados, identificando lacunas de habilidades e recomendando cursos ou atividades de desenvolvimento específicos para cada funcionário, otimizando assim o investimento em capacitação.

A IA pode ajudar nessa missão com ideias de simulações interativas e avaliações personalizadas, até mesmo para traçar o perfil das habilidades de um aluno e combiná-las com recomendações de conteúdo.

Além das recomendações de habilidades, os colaboradores precisam ser testados para garantir a compreensão. Em vez de um longo questionário no final da aula, a IA pode facilmente criar breves questionários ao longo da aula que identificam áreas onde o aluno tem dificuldade em compreender, tornando a avaliação mais personalizada de acordo com as suas necessidades.

 

Quer mais dicas?

Além de acelerar a produtividade no RH, a inteligência artificial (IA) pode ser uma grande aliada na redução de custos na área de recursos humanos de várias maneiras:

1.Automação de processos

A IA pode automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, como triagem de currículos, agendamento de entrevistas, envio de comunicações aos candidatos e gerenciamento de documentos. Isso libera tempo para os profissionais de RH se concentrarem em atividades mais estratégicas.

2.Recrutamento mais eficiente

Algoritmos de IA podem ajudar a identificar candidatos qualificados com base em critérios específicos, melhorando a correspondência entre as habilidades dos candidatos e os requisitos da vaga. Isso reduz o tempo gasto na triagem manual de currículos e ajuda a encontrar talentos de forma mais rápida e precisa.

3.Análise preditiva e retenção de talentos

A IA pode analisar dados de desempenho, feedback dos colaboradores e outros indicadores para identificar padrões que possam prever possíveis saídas de colaboradores. Isso permite que o RH tome medidas proativas para reter talentos, reduzindo os custos associados à rotatividade de pessoal.

Confira aqui mais dicas sobre como a inteligência artificial pode te ajudar a reduzir custos no RH.

 

No fim, todos ganham

Os profissionais de T&D podem colher os benefícios da IA ​​criando conteúdo simples, pesquisável e envolvente, ao mesmo tempo que têm tempo para realizar tarefas mais complicadas e estratégicas.

Como resultado, os colaboradores podem beneficiar de um maior envolvimento e compreensão, enquanto os líderes experimentam uma maior produtividade e desempenho. No fim, todos ganham!

Feito pela evolluo CNPJ: 13.264.9804/0001-40 | Copyright © 2024 evolluo - Todos os direitos reservados

Feito pela evolluo CNPJ: 13.264.9804/0001-40 | Copyright © 2024 evolluo - Todos os direitos reservados

Feito pela evolluo CNPJ: 13.264.9804/0001-40 | Copyright © 2024 evolluo - Todos os direitos reservados